Não importa quantas vezes um expatriado já tenha mudado de país, cada transferência é um novo desafio e exige uma gama de conhecimentos e habilidades para que sua adaptação ocorra de forma tranquila e sem maiores obstáculos. Além do mais, esse processo não se aplica apenas ao estrangeiro, mas também à sua família, que está igualmente sujeita às novidades do país de destino.
A cultura sempre será diferente em cada lugar, pois as pessoas enxergam, interpretam e avaliam situações de maneiras distintas. O que pode ser considerado um comportamento apropriado em uma cultura, muitas vezes é considerado inapropriado em outra.
Por isso o processo de transferência de país, quando bem preparado e conduzido, pode trazer muitos benefícios à empresa e à carreira do estrangeiro. No entanto, seu mau planejamento pode levar a diversos riscos, os quais abordaremos logo a seguir. Por essa razão, o processo de adaptação não deve ser subestimado pela empresa que está transferindo o funcionário: o cuidado com essa etapa se mostra absolutamente essencial para uma expatriação de sucesso.
Nesse sentido, é muito importante que o expatriado e sua família participem de um treinamento intercultural personalizado. Assim eles podem aprender a construir uma ponte entre o país de origem e o de destino, facilitando sua compreensão do novo local e sua população. O treinamento proporciona não apenas maior segurança e tranquilidade aos indivíduos por facilitar a adequação ao local, mas também fortalece as relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.
Riscos da expatriação
Normalmente, quando uma empresa transfere o seu funcionário de país, ela costuma focar somente nos pontos positivos decorrentes da mudança. No entanto, é importante não esquecer os efeitos negativos de uma possível má adaptação. Entre eles figuram a baixa produtividade do funcionário, desentendimentos com a equipe e um consequente prejuízo para a empresa.
Além disso, sintomas como desânimo, ansiedade e depressão podem aparecer decorrentes de um choque cultural ocasionado pela expatriação. Em casos mais extremos, pode até conduzir ao retorno precoce do estrangeiro e sua família ao país de origem.
Nesse cenário, a empresa perde dinheiro e o know-how do transferido, e o expatriado perde a oportunidade de atingir o seu potencial profissional. A boa notícia é que esse desfecho pode ser evitado por meio de um treinamento personalizado.
Benefícios do treinamento para o expatriado
São muitos os benefícios de um treinamento intercultural. Entre eles estão o conhecimento mais profundo sobre as diferenças culturais, a construção de uma base sólida para lidar com elas e a diminuição de desentendimentos na comunicação. Além disso, uma boa adaptação contribui para uma vida familiar mais harmoniosa, para um aumento na produtividade no trabalho e para uma melhor integração na nova equipe.
Essas adaptações não beneficiam somente o expatriado, mas também todos que estão à sua volta.
O que o estrangeiro irá aprender
O conteúdo do treinamento intercultural é muito rico, pois engloba todas as vertentes envolvidas no processo de expatriação. Segue um resumo:
- Informações gerais sobre o Brasil (história, dados demográficos, particularidades de cada região, etc.)
- Informações sobre São Paulo
- O que fazer em São Paulo (cultura, comércio, lazer)
- Gastronomia brasileira
- Características e hábitos dos brasileiros
- Transporte público & saúde
- Como ser um gestor no Brasil
- O papel da família na vida do expatriado
- Como lidar com empregados domésticos
- Segurança pessoal, em residências e no trânsito
- Fraudes com cartões e documentos
- Orientações sobre o trânsito (sinalização, radares, multas, rodízio, comportamentos comuns, etc.)
A GABE é uma empresa especializada em imigração e relocation com mais de 10 anos de experiência no mercado. Oferecemos um leque de serviços muito amplo, o que possibilita o atendimento de todas as necessidades do expatriado em um só lugar. Nossa atuação é fundamentada em uma vasta experiência em prestação de serviços para multinacionais e em um atendimento personalizado ao cliente.
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